Jovens Arquitetos Goianos – André Lenza

Começaremos hoje, uma série sobre Jovens Arquitetos Goianos. Cada dia mais, a arquitetura não só brasileira como goiana ganha espaço no mercado mundial. Nada melhor do que falar das nossas grandes promessas regionais.

O primeiro entrevistado dessa série é o arquiteto André Lenza.

Untitled-3

Este arquiteto, apesar de ter nascido nos EUA possui a alma goiana. André veio ainda muito jovem para nossa cidade.

Se formou em 2009, pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-MACK), em São Paulo e, ainda na faculdade já se destacava no meio de tantos outros.

Em 2007 e 2009 estagiou no consagrado STUDIO ARTHUR CASAS (influência que ele agrega ainda hoje em seus projetos).

André nos contou também que em 2009 abriu seu próprio escritório: ANDRE LENZA ARQUITETURA, sediado em Goiânia.

Em 2012 participou da Mostra Artefacto, com o ambiente do quarto/home office, que se chamava: “Arte em casa, Casa em arte”; em uma das mais importantes Mostras Goianas.

É perceptível a forte presença de madeira e arte entre objetos. O arquiteto acredita muito na regionalidade da arquitetura, na absorção de elementos característicos de cada lugar, sejam em objetos, arte ou artistas locais. Em sua percepção, isso engradece o projeto!

mostra

Influenciado pela arquitetura contemporânea brasileira (o trio mackenzista: Isay Weinfeld, Marcio Kogan e Arthur Casas, além do mineiro Gustavo Penna), o design contemporâneo brasileiro impressiona esse profissional, desde a velha guarda com Sérgio Rodrigues até seu pupilo, Zanini de Zanine.

Este ano, a convite de uma grande empresa moveleira gaúcha, Lenza assinou os ambientes home/jantar/estar da Mostra Morar Mais, que tem como objetivo provar que arquitetura e sustentabilidade podem sim caminhar juntas. André Lenza conseguiu executar esse objetivo com muito talento e classe.

IMG_2380

O projeto foi surpreendente: em uma área de mais de 90 metros quadrados, com pé direito duplo, Lenza se destacou pela incrível integração dos ambientes. As cores em destaque, ficaram por conta das quatro telas de 1.20 x 1.20 com fotos da cidade de Goiânia, de autoria do fotógrafo Naldo Mundim; além de uma tela muito interessante, feita com o reuso de tampinhas de garrafas formando um painel com rosto do arquiteto Oscar Niemeyer, que fecharam com glamour os detalhes do ambiente.

IMG_2379 (1)
IMG_2375

Neste fim de ano, Lenza entregou a obra do Apartamento de um casal de radiologistas localizado na rua T-51, com metragem 174m2.

Um projeto bem amplo e aconchegante: a integração dos ambientes se deu pela junção de uma suíte à sala, com redução de 04 para 03 suítes, que resultou no ganho de uma sala maior (com 50m2).

IMG_9009

 

IMG_9051

 

IMG_9063

Neste ambiente, o arquiteto fez conversão do quarto de empregada para escritório/sala de laudos.

IMG_9021
Não deixe de conferir o belo trabalho de André Lenza!
Por Naty Dumont


DEIXE SEU COMENTÁRIO